A Psicanálise é um método de investigação do inconsciente — aquilo que desconhecemos sobre nós mesmos e que afeta nosso modo de ser e agir no mundo — e uma forma de tratamento das questões e sofrimentos do indivíduo, na medida em que tais questões e sofrimentos relacionam-se precisamente aos aspectos presentes do inconsciente de cada um de nós.
A Arteterapia é um caminho através do qual cada indivíduo pode encontrar possibilidades de expressão para, através de técnicas e materiais artísticos, processar, elaborar e redimensionar suas dificuldades na vida.
Não é necessário ser artista ou conhecer as técnicas das artes para fazer Arteterapia. Basta ter motivação para o autoconhecimento.
A arterapia favorece a emersão e o trabalho com conteúdos psíquicos de maneira mais leve e prazerosa comparado a um processo puramente verbal.
Ela diminui os níveis de estresse e de ansiedade. Realizar atividades relacionadas à arte e com a criatividade oferece para a pessoa uma experiência que reduz tanto o nível de estresse quanto o de ansiedade. As pessoas que realizam esse tipo de terapia relatam a sensação de relaxamento e bem estar com as atividades executadas.
O objetivo da Gestalt-Terapia é ampliar a awareness (consciência). Pela teoria paradoxal da mudança, só se pode mudar, quando se torna aquilo que se é, e não quando se tenta ser algo que não faz parte de si próprio. O Gestalt-terapeuta irá encorajar seu cliente a mergulhar na sua experiência do momento e a apropriar-se de si mesmo.
Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de hipnose clínica ou de hipnoterapia.
A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.
Toda hipnose é auto-hipnose e o paciente está sempre no controle.
Na Psicologia, podemos usar a hipnose para tratar o tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, auto-estima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.
Sexologia é o estudo científico da sexualidade humana. Inclui não apenas o sexo em si, mas questões relacionadas aos interesses sexuais, comportamentos, crenças, relacionamentos afetivos e inseguranças. Quando aplicada à psicologia, a sexologia auxilia o psicólogo a navegar pelo conhecimento da sexualidade humana e ajudar pacientes com problemas em relação às suas necessidades, desejos e funções sexuais.